sábado, 4 de novembro de 2017

Homem que é homem, também se cuida!

*por Paikan Salomon


Você ama os homens da sua família?


Na maioria das famílias existem homens em idade compatível e ou pertencentes aos grupos de risco do câncer de próstata. Este homem pode ser seu pai, seu irmão, filho, marido, namorado ou até mesmo ser você. Se você ama este homem e quer ele por mais tempo por perto, chegou a hora de falarmos sobre prevenção.

Você conhece a campanha Novembro Azul? O Novembro Azul é uma campanha importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. No exterior a campanha Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.  Hoje a campanha já é mundial. No Brasil, os pioneiros foram o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

Vamos entender um pouco sobre o Câncer de Próstata:

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens. Um em cada seis homens é alvo da doença. Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos. Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos. É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo. 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer.

A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue não substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.

Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer.

Os sintomas mais comuns são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

Como Prevenir o Câncer de Próstata:

Alguns hábitos para diminuir os riscos da doença

Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal. Atividade física. Ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana. Controle de Peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo. Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias. Não fumar. Essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.

Participe você também do Novembro Azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

*Paikan Salomon de Mello e Silva é Vice-Presidente do PMDB em Curitiba, Graduado em Ciências Humanas, Especialista em Marketing e Administração Pública e militantes do do #NovoMovimentoDemocrático - facebook.com/paikansalomonmelloesilva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário