terça-feira, 7 de novembro de 2017

PMDB de Curitiba lidera novas filiações no Paraná.

*por Rafael Xavier

Na contramão da tendência nacional de perda de filiados  de  3 dos  maiores partidos do Brasil (PMDB, PT e PSDB), conforme registra matéria publicada pela edição online da revista Época, veiculada no último dia 03[i], o PMDB da Capital paranaense teve significativo crescimento nos últimos 18 meses.

Em conformidade com os registros do TSE, nas últimas 4 atualizações (entre abril de 2016 e outubro de 2017 - vide imagem acima), o diretório municipal do PMDB curitibano  filiou  821 novos militantes, 38% a mais que o segundo colocado, o PSB. Em  comparação com os demais partidos citados pela reportagem da época,  a proporção de novos quadros em relação ao PSDB foi de  4 vezes mais filiados. Em relação ao PT, a proporção chega a 48 vezes novos membros a mais.

Após ficar 3 anos sem um diretório formalmente organizado, a base do partido voltou a se reunir. Nasceu, então, uma corrente interna que lançou uma sólida Carta de Princípios[ii], que prega,  dentre outros pressupostos, uma reforma política e eleitoral séria, a defesa intransigente da democracia, o combate incansável à corrupção, oxigenação interna dos partidos políticos e a construção de uma nova cultura política, com tolerância entre as pessoas  e participação social, além da defesa de um projeto sólido de desenvolvimento nacional.

O trabalho teve efeito, foram envolvidos diversos setores da sociedade civil organizada: professores, desportistas, empresários, funcionários públicos, cientistas políticos,  médicos, engenheiros, urbanistas, agentes culturais, lideres sindicais, estudantis e comunitários. Resgatamos militantes esquecidos,  os Vereadores e Deputados Estaduais voltaram a participar ativamente da vida partidária e foi eleita uma nova direção.

Há muito a ser comemorado com o resultado, que é  expresso nos números apontados acima. O envolvimento de novos filiados em um momento político de intensa crise de representatividade institucional, que afasta o cidadão médio da participação política, é uma conquista que deve ser enaltecida.

O PMDB tem compromisso com Curitiba. O trabalho do partido em conjunto com a bancada de vereadores, de deputados Estaduais e Senador, com apoio da Fundação Ulysses Guimarães, deve colher bons frutos já nas eleições de 2018 e, dando continuidade ao  planejamento traçado coletivamente pela atual gestão, eleger um Prefeito conectado com as reais necessidades da cidade e uma bancada robusta, que reverbere a voz das ruas na Câmara Municipal em 2020.

*Rafael Xavier Schuartz é Presidente do PMDB em Curitiba, Conselheiro Nacional e Vice-Presidente paranaense da Fundação Ulysses Guimarães e Coordenador Nacional do  #NovoMovimentoDemocrático


[i] http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/11/em-nove-meses-pmdb-pt-e-psdb-perdem-37-mil-filiados.html

[ii] http://novomovimentodemocratico.blogspot.com.br/2017/05/nmd-lanca-carta-de-principios-ao-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário