domingo, 18 de junho de 2017

Curitiba, uma cidade inteligente?

por Paikan Salomon*


Acabo de ler a  matéria da revista Exame que apresenta Curitiba como a segunda cidade mais inteligente e conectada do Brasil.

Não sei se sinto orgulho de Curitiba ou pena das cidades que estão abaixo no ranking.

Eu pesquiso um pouco sobre o assunto e trago ao leitor do nosso Blog os indicadores que acredito serem os mais importantes para apontar cidades inteligentes, são eles: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Economia, Capital Humano e Governança. 

O " conceito " de Cidade Inteligente ou Smart City, é ainda recente para o brasileiro, mas trás em sua essência uma cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

Segundo a união Européia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.  Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Fazendo uma reflexão sobre os indicadores que eu trago aqui, você acredita que Curitiba faz jus ao 2° Lugar de Cidade mais inteligente do Brasil no Ranking apontado pela revista Época? Porque? 

Venha debater conosco o futuro da nossa cidade, de sua opinião, participe da construção do seu município e participe do Novo Movimento Democrático Brasileiro. 

*Paikan Salomon de Mello e Silva é Graduado em Ciências Humanas, Pós Graduado em Administração e Marketing, Pós Graduado em Gestão Pública e Administração de Cidades, é atualmente Executivo do Sistema Fecomércio SESC SENAC Paraná, Militante do PMDB-PR e Membro Fundador do Novo Movimento Democrático Brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário