segunda-feira, 3 de abril de 2017

Novo Movimento Democrático, "Esperança e Mudança" nos orientam:

Companheiras e companheiros,




A palavra companheiro vem daí: em Roma, dizia-se companio, de cum panis, aquele com quem se repartia o pão. [3] 


E é no regimento interno (RI) da juventude do PMDB[1] que encontramos nosso ponto de partida, o histórico do nosso Movimento Democrático Brasileiro, que apenas usa a designação “Partido” por exigência legal, e tem suas origens na luta pela dignidade da pessoa humana, o respeito as liberdades e as conquistas sociais.


“A NOSSA HISTÓRIA, NOSSA LUTA E NOSSO FUTURO - O MDB nasceu como resposta ao regime autoritário que, em 27 de outubro de 1965, através do Ato Institucional n° 2, extinguiu os partidos e impôs as eleições indiretas para Presidente da República.

O Movimento Democrático Brasileiro, no início foi formado por políticos adeptos das reformas sociais que não se dispuseram a integrar nas fileiras da Aliança Renovadora Nacional (ARENA).

Posteriormente, outras lideranças da sociedade civil perceberam que o MDB seria o único canal de aglutinação das forças democráticas do País. Em 5 de fevereiro de 1966, o Ato Institucional n° 3 acabou com as eleições diretas para Governador e Vice-Governador dos Estados.

Toda sorte de arbitrariedade foi cometida para impedir o crescimento do MDB. No início dos anos 70, depois de editado o Ato Institucional n° 5, muitos políticos chegaram a discutir a tese da auto dissolução do MDB, pois a perseguição ao partido e seus militantes era grande.

Após a histórica campanha da "Anti-candidatura" de Ulysses Guimarães e Barbosa Lima Sobrinho, o MDB se aproximou das camadas populares e se constituiu no instrumento que permitiu manter o combate contra o autoritarismo.

Para impedir o crescimento do MDB, em 1° de julho de 1976, foi criada a denominada "Lei Falcão", que limitava a propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão.

Em 1979, arbitrariamente, foram extintos os partidos políticos. A medida foi adotada para impedir que uma nova agremiação utilizasse a sigla MDB. A lei obrigou a inclusão da palavra “Partido” em seus nomes. Para garantir a continuidade da luta, os líderes do MDB mudaram o nome da sigla para PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro, em abril de 1980. Em 1980 foram criados 6 partidos (PMDB, PDS, PP, PTB, PDT, PT). O PP, após articulações políticas, incorporou-se ao PMDB e o fortalecimento do PMDB permitiu o avanço” da luta contra a ditadura.

A luta do PMDB continuou com o movimento das "Diretas" e a eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República no colégio eleitoral. Sob o comando do eterno combatente Ulysses Guimarães, o PMDB teve destacada atuação na Assembleia Nacional Constituinte, através da Constituição - Cidadã, de 1988, que restabeleceu definitivamente a ordem democrática no País.

O PMDB é a experiência político-partidária melhor sucedida no Brasil. São mais de quatro décadas de luta e de conquistas democráticas.

O PMDB é o maior partido político no País. Um partido aberto aos jovens, às mulheres e aos trabalhadores. Um partido aberto a todas as tendências que desejam construir uma sociedade justa, solidária e fraternal. O PMDB de Tancredo Neves, Teotônio Vilela e Ulysses Guimarães construiu esta história, cabe a juventude do PMDB manter a chama da resistência e da esperança acesa e presente na vida pública Brasileira.”

Da mesma forma nos orienta o documento "Esperança e Mudança" que você pode ler aqui , datado de outubro /novembro de 1982 acessado do site do senador Roberto Requião.[2]


Nosso objetivo é ser um grupo que trabalha pelas causas que originaram o MDB, NENHUM DIREITO A MENOS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário