CONTRIBUIÇÕES: SHEILA MARIZE TOLEDO E ELISANE FANK*
CONCEPÇÃO/ PRINCÍPIOS
A relação escola - estado: a formação humana que se pretende
Um dos principais diferenciais da gestão do governo do Estado de 2003 a 2010 foi o fortalecimento do papel do estado no provimento das políticas públicas.
Do contrário temos o alinhamento do estado ao modelo neoliberal - hoje absolutamente reproduzido na gestão do governo do estado do Paraná - que ao invés de assumir a responsabilidade sobre as politicas de Estado, culpabiliza a escola e o sujeito pelos resultados, bem como pela própria visão de mundo: desde o rendimento escolar até as manifestações de preconceito e discriminação entre os alunos são concebidos como responsabilidade da escola num governo em que há a total ausência de políticas públicas.
A concepção de Educação que se defende é a que fortalece a escola pública, onde os professores são em sua maioria concursados e concebidos como protagonistas da produção do material didático e de sua própria formação continuada, em que há projetos de contraturno e fortalecimento dos princípios da escola integral e do currículo integrado.
Epistemologicamente o fortalecimento da escola pública implica numa escola pensada pelos e para os trabalhadores da educação de forma orgânica. O termo orgânico aqui remonta a uma categoria importante da produção intelectual do filósofo italiano Antônio Gramsci. Para Gramsci, cada grupo social engendra seus próprios intelectuais, ditos "orgânicos". No seio da sociedade capitalista, a burguesia não somente produziu seu conhecimento como formou os profissionais voltados para a consolidação da hegemonia dominante. Na contra - hegemonia deste movimento, a classe trabalhadora, ao contrário, deve formar a escola e os filhos dos trabalhadores para enfrentar o abismo social cada vez mais crescente nas relações de produção do Estado capitalista contemporâneo. Significa que a classe trabalhadora pode organicamente produzir os conhecimentos necessários para se fortalecer como sujeitos de direitos e produzir as relações necessárias para enfrentar os processos de exclusão, opressão e perda de direitos.
Significa não formar a mão de obra tarefeira e mecânica estabelecida nas relações do mercado de trabalho e sim as mentes conscientes do seu status quo, das relações de opressão inerentes ao estado burguês de modo a enfrentar os processos de exclusão, discriminação, violência social, preconceito racial, étnico, de gênero, etário, entre outros produzidos no seio das desigualdades sociais
Portanto, defende-se uma escola que prepare para o mundo do trabalho e não na perspectiva mecanicista e tecnicista para o mercado de trabalho
Nesta esteira, o que se defende é o fortalecimento do estado no provimento das políticas públicas vislumbrando o fortalecimento da escola pública para a formação humana no mundo do trabalho.
Tal concepção estava evidenciada nas políticas públicas e na própria organização e formação dos quadros da gestão do Estado do Paraná de 2003 a 2010.
EIXOS/ PROPOSIÇÕES
Gestão democrática - Eleição/ indicação do diretor como aquele que representa as necessidades da comunidade escolar / formação do professor para assumir a função de direção escolar. Fortalecimento dos conselhos escolares e agremiações estudantis,
Formação continuada – formação continuada do profissional da educação em todas as dimensões: grupos de estudos, simpósios, seminários, cursos on line, formação itinerante. Retomada dos Grupos de Trabalho e PDE.
Valorização do professor – respeito ao plano de carreira – pagamentos de avanços, data base, Reconhecimento do mestrado para nível 3.
Currículo integrado - ampliação da carga horária em função das demandas da comunidade escolar em nível médio com currículo integrado – formação de professor e contratação do ´professor com cargo de 40 horas para atuar nas escolas integrais –
Equipes Multidisciplinares - formação continuada de professores para atuar na formação interna da escola e promover eventos que tratem das demandas sociais, raciais, étnicas e de gênero.
Formação para o mundo do trabalho - ampliação e formação em nível médio integrada aos cursos profissionalizantes - ensino médio integrado.
Currículo interdisciplinar – retomada dos estudos sobre as especificidades das disciplinas em parceria com Universidade Federal do Paraná com departamentos que já produzem discussões sobre o currículo: NESEF - NÚCLEO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS, Observatório do Ensino Médio.
Produção de material didático - fomento na produção de artigos científicos, participação em simpósios em eventos científicos, revistas científicas. Rediscussão da DCEs á luz das DCNES - análise de concepção, avanços necessários e retomada das diretrizes.
Projetos de contra turno - FERA - Viva Escola -salas de apoio, reforço escolar, projetos de integração família escola.
PRODUÇÃO DE 2014
Elementos de desmonte das políticas de fortalecimento da escola púbica
|
Elementos de descaracterização do papel do estado e precarização da escola pública e formação continuada
|
FORMAÇÃO CONTINUADA-
Total ausência de formações continuadas de professores , pedagogos, gestores escolares e profissionais da educação por parte da SEED .
Desmonte do Departamento da Educação Básica:
Fragilização da formação continuada por disciplina:
Fim dos DEBs Itinerantes que reuniam descentralizadamente a partir dos NREs os 70 mil professores da rede estadual.
Cada NRE através dos seus técnicos preparados pelos técnicos da SEED reunia seus professores, por disciplina, para discutir o papel da disciplina no currículo , as Diretrizes Curricular Estaduais da Educação Básica e as necessidades de avanço da escola pública
Descaracterização das DCEs através do desmonte da formação continuada que oportunizavam a discussão dos objetivos da disciplina e da Diretriz
Fim dos grupos de estudos aos sábados descentralizados que ocorriam nas escolas com material pedagógico organizado pelo Departamento da Educação Básica e pela Coordenação da Gestão escolar
Ausência total de simpósios por disciplinas,
Por temas níveis e modalidades.
Fim de toda e qualquer formação dos pedagogos em especial das Jornadas pedagógicas voltadas especialmente para o fortalecimento do papel do professor pedagogo na perspectiva da mediação do ensino aprendizagem.
Ausência total de produção de materiais pedagógicos por parte do professor como pesquisador:
PRODUÇÃO DE MATERIAL
Desconstrução do Livro didático
Desconstrução das Diretrizes Curriculares Estaduais
Desmonte do projeto Folhas como via de valorização do professor como pesquisador e produtor do conhecimento
Desmonte dos cadernos temáticos
Obstrução dos Cadernos Pedagógicos para Pedagogo.
FALTA DE CONCEPÇÃO DE FORTALECIMENTO DA ESCOLA PÚBLICA E DA FUNÇÃO DO ESTADO NO PROVIMENTO DE POLÍTICAS
|
Formação em ação – reduziu-se à formação totalmente descentralizada que responsabiliza unicamente a escola pela formação continuada. Reduziu-se a Vídeo Conferências a distância de modo a fragmentar e afastar a reunião entre docentes, pedagogos, profissionais da educação e gestores,
Ausência total de reunião entre estes profissionais entre escolas aos moldes da desfragmentação política e pedagógica.
Os únicos simpósios e grupos de estudos presentes na escola hoje veem por iniciativa do Governo Federal -
PROGRAMAS OFERTADOS PELO GOVERNO FEDERAL:
· PACTO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - MEC/ 2013- 2014
· BRASIL PROFISSIONALIZADO - PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES
|
DESMONTE PEDAGÓGICO - INVESTIMENTOS EM PROGRAMAS
FALTA DE POLÍTICAS DE INCENTIVO E FECHAMENTO DE TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
FECHAMENTO DE TURMAS DE SALAS DE APOIO
FECHAMENTO DE TURMAS DO CELEM -
|
PPA - Programa personalizado de atendimento
Os PPAs tem o objetivo de reclassificar os alunos fora de idade série.
Trata-se de uma proposta de aceleração de estudos mecanizada piorada em relação à correção de Fluxo.
Sem carga horária,
Sem material pedagógico próprio
Sem planejamento
Sem formação própria
Os alunos foram de idade série eram orientados a realizar trabalhos para submeterem-se á aprovação caracterizando classificação e reclassificação dos alunos sem apropriação do conhecimento necessário para acompanhar a série seguinte.
Uma promoção automática sem compromisso pedagógico.
|
TENTATIVA DESCONTRUÇÃO DAS DIRETRIZES ATRAVÉS DO CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
|
A SEED cria Caderno de Expectativas de Aprendizagem para o professor sem a participação coletiva dos docentes do Estado , os quais foram propalados no lugar das DCEs que foram construídas pelos 70 mil professores com mediação dos professores de universidades públicas.
|
POLÍTICA NEOLIBERAL:
PARCERIAS PARA A SALA DE APOIO - Proposição de parcerias com Sistema S oferecendo atividades para os alunos de sala de apoio.
PARCERIAS PARA OFERTA DA EJA -
PARCERIA - PÚBLICO – PROVADO – SISTEMA S na formação dos coordenadores e pedagogos da educação profissional
Concepção empresarial, formação de líderes desenvolvimento de competências , contratação do privado para falar ao público o que a educação pública deve fazer.
| |
FALTA DE POLÍTICAS PARA AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Sucateamento das TVs laranjas - falta de manutenção para estes aparelhos
Sucateamento do Paraná Digital -
|
O que houve foi apenas a distribuição de tablets por parte do Governo Federal
|
SEGURANÇA - (BATALHÃO SUCATEADO)
Falta de investimento em infra estrutura
Falta de fortalecimento das ações junto às escolas do BATALHÃO DA POLICIA MILITAR FUNDADA NO GOVERNO REQUIÃO EM 2009 -
Havia 22 viaturas rodando entre as escolas na grande Curitiba, agora há apenas 2 viaturas para atender as escolas.
Desmonte das ações preventivas (formação continuada dos patrulheiros e palestras para alunos) que antecipavam os fatos para evitar a repressão: tais como contenção ao uso abusivo de drogas, violência nas escolas, mediação de conflitos.
Desmonte das capacitações dos politica de caráter pedagógico e preventiva para terem possibilidades de mediação no interior da escola.
|
Com o fim das ações preventivas os patrulheiros são chamados quando o fato já ocorreu reduzindo a ação do patrulheiro na condução do adolescente à D.A.
|
PDE -
Na gestão do Requião o professor selecionado para o PDE era afastado para produzir sua pesquisa garantindo suas aulas extraordinárias .
Na atual gestão o professor selecionado para o PDE se afasta apenas com o padrão criando empecilhos para seu afastamento e pesquisa.
DESMONTE DO FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA - ausência de formação para os segmentos colegiados de gestão escolar.
| |
DESMONTE DO VIVA ESCOLA - política de ampliação do tempo escolar voltadas à oferta de atividades de contraturno planejadas, conduzidas pelo professor com o objetivo de explorar conteúdos curriculares através de atividades lúdicas, esportivas e variadas.
|
MAIS EDUCAÇÃO - POLÍTICA DE CONTRATURNO DO GOVERNO FEDERAL
|
POLÍTICA DE SUPORTE ÀS ESCOLAS
SUPERAÇÃO - os índices de avaliação da escola tomados como referência para fortalecer as ações pedagógicas e de infraestrutura na gestão do Requião era o próprio SAEB e IDEB.
A Partir dele a gestão diagnosticava e planejava as ações de fortalecimento da escola em termos pedagógicos e infraestrutura .
|
PEDAGOGIA DAS PLANILHAS -
O Estado na atual gestão criou o SAEP política cara de avaliação estadual.
Anualmente as escolas são levadas a planejar seu trabalho pedagógico sobre as planilhas de dados – números – responsabilizando e culpabilizando os estabelecimentos de ensino professores sobre o rendimento dos alunos.
|
POLÍTICAS REALIZADAS PELA GESTÃO ATUAL - ELEMENTOS PARA TOMAR CIÊNCIA
Afastamento para Mestrado e Doutorado
Instrução normativa para hora aula do Pedagogo – embora todo o processo de legitimação da hora aula do pedagogo escolar tivesse sido construída por comissão própria instituída pela Secretaria da Educação na Gestão do Requião, somente na atual gestão ela foi assinada.
*Antes de tudo, professoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário