quinta-feira, 13 de abril de 2017

PROTEJA-SE E LUTE! A velha novidade sobre o Brasil

por Rafael Xavier*



Enfim, o ministro Fachin liberou de sigilo as investigações envolvendo políticos brasileiros[1] e não deixa de causar perplexidade o número de personagens envolvidos na delação de apenas uma empreiteira (a Odebrecht).

Acontece que os esquemas eleitorais são robustos e aparentam custar muito mais do que o declarado há muito tempo. Impressiona o fato de que a justiça e seus órgãos auxiliares tenham percebido e  se aprofundado nas investigações tão recentemente, mas isso é papo pra outro dia.  O fato é que Emilio Odebrecht, patriarca da construtora mafiosa, em depoimento, afirmou que reconhece corromper políticos em troca de favores empresariais há cerca de três décadas! [2].

Na mesma esteira, Marcelo Odebrecht declarou duvidar que algum político tenha sido eleito no Brasil sem utilizar a pratica do “Caixa 2”[3], isto é, sob a ótica do maior operador da Construtora, não há ser humano que exerça cargo eletivo no Brasil,  que se enquadre dentro das normas legais.

Apesar de tudo isso, nossa sociedade parece indiferente. Os protestos efusivos de outrora, deram lugar a um conformismo quase complacente. De concreto mesmo, uma indignação comedida contra a classe política. Mais pela recessão e pelo desemprego que pela corrupção. Indignação tão discreta que ainda suscita conjecturas sobre a eleição de um salvador da pátria, ao invés de questionamentos ao modelo político e eleitoral posto.

Há  que se despertar  para o fato de que 30 anos é o tempo da nossa democracia e que as grandes empresas (seria muita ingenuidade acreditarmos que só a construtora citada acima praticava tais condutas) sempre doaram recursos financeiros sem discriminar partidos, muitas vezes, doando à adversários diretos em um mesmo pleito, sempre esperando em troca conseguir vantagens financeiras e contratos milionários com o poder público. Vale lembrar que antes disso, a ditadura fazia o que queria com a coisa pública...

Em que pese o mundo político estar desnudo, os corruptores através de seus afáveis acordos de leniência continuam ricos, com empresas sólidas e podendo  (pasmem!) contratar com o poder público. Se não houver mudança profunda no sistema jurídico, político e eleitoral, logo estarão financiando uma nova leva de despachantes dos interesses privados para os três níveis dos executivos e legislativos, e você cidadão comum, que se prestou a colocar a camisa da CBF ou do MST, a bater panela e a arranjar briga com o vizinho para defender o partido de sua preferência na rede social,  continuará governado pelos grandes interesses financeiros multinacionais.

Por fim, me posiciono afirmando que defendo um judiciário mais célere e transparente, penas mais rígidas aos corruptores e uma constituinte exclusiva para reforma política e eleitoral, já que o atual Congresso não tem legitimidade moral para legislar sobre nada, muito menos sobre eleições.  Simples assim!

Proteja-se de quem te explora e lute contra o sistema!

Por uma nova Cultura Política: Novo Movimento Democrático!

*Rafael Xavier é Conselheiro Nacional da Fundação Ulysses Guimarães, tesoureiro estadual da entidade  e militante do Novo Movimento Democrático.






[1] http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/lista-de-fachin-por-estado-partido-cargo-e-sexo.ghtml
[2] http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/04/1875183-emilio-odebrecht-diz-que-modelo-de-relacao-com-politicos-existe-ha-30-anos.shtml
[3] https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/03/27/odebrecht-todos-candidatos-tiveram-financiamento-ilegal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário