terça-feira, 30 de maio de 2017

O Brasil está a venda?

por Bruno Kafka*


O discurso de "entrega do patrimônio para o capital estrangeiro" normalmente está cercado de teorias conspiratórias. Porém, dessa vez, há muitos pontos que podem ser ligados e que nos levam a pelo menos desconfiar de tal fato. Primeiramente, é bom destacar o discurso de representantes europeus na Eurolat, onde pela propriedade da América Latina. Querem impedir que países como a Rússia e China invistam no Brasil. É um absurdo que em pleno 2017 alguns europeus, que já nos levaram muito nos últimos 5/6 séculos, ainda pensem dessa forma.

É realmente muito estranho que os EUA receba, de maneira tão acolhedora, um bandido da estirpe de Joesley Batista. Ele é, comprovadamente, tudo o que há de pior nesse mundo, e os Estados Unidos o recebe assim, de braços abertos? Suas ações recentes desestabilizaram o Brasil e valorou muito o dólar em relação ao real. Valoração a qual foi por ele prevista, chegando até mesmo a adquirir previamente US$ 1 bilhão.


Exatamente na mesma semana que tudo explodiu, foi ratificado no Congresso Nacional uma significativa redução da área de preservação na Amazônia, um dos maiores patrimônios naturais do mundo. Tal redução irá beneficiar a quem? Empresas estrangeiras? O Agronegócio de gente como Joesley Batista, que foi peça chave pra corromper todo o país e se afugentou nos Estados Unidos? 

Áreas de preservação muito reduzidas, condições de trabalho também muito favoráveis a empresários estrangeiros que venham investir no Brasil com a reforma trabalhista, que aumentará a jornada semanal, impedirá muitos problemas via justiça do Trabalho, fim de organizações sindicais (que tem os seus problemas, porém, não pode acabar)? Fora as terceirizações que foram permitidas há alguns meses, que irá devastar com direitos de diversos trabalhadores, que não terão mais nenhuma garantia, podendo perder seu emprego de uma hora pra outra? Além disso, ainda há de se destacar o abusivo aumento do tempo mínimo de contribuição para que um trabalhador brasileiro se aposente.


O Brasil realmente está caminhando a passos largos para virar uma zona, um sub mundo igual é a Índia e a China. Tudo com a escusa de "combate à corrupção". Por isso que referir-se a Curitiba como "Capital da Lava Jato" pode ser algo tão ruim. Obviamente isso é necessário, mas a referida operação tem aparências de interesses escusos muito claras e que podem destruir durante décadas a vida dos brasileiros.



*Bruno Kafka foi candidato a Vereador em Curitiba pelo PMDB e membro do Novo Movimento Democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário