Por Janine Andreiv Rodrigues*
“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que se manter vigilante durante toda a sua vida.” (Simone de Beauvoir)
Sim e o momento? O período festejado? Bem, gosto do feriado para colocar os trabalhos em dia e dormir um pouco mais. No mais, cada um no seu quadrado, pode ser?
Mas, àqueles e àquelas que queiram desvendar o universo feminino, a mulher .... Apresento uma, para questionarmos, foi uma questionadora de sua época ...
Quem foi Simone de Beauvoir? Francesa, nascida em 09 de janeiro de 1.908, filósofa, intelectual, ativista política, feminista, relacionou-se com Jean-Paul Sartre por mais de meio século. E até onde pesquisei, não pulou o carnaval (risos). Concordo com tudo que ela diz? Não. Então, por que citá-la? Porque foi uma mulher que teve a coragem de pensar e expor seu pensamento no início do século XX. Lembram-se onde a mulher brasileira estava naquele período? Escrevemos sobre isto aqui:
http://novomovimentodemocratico.blogspot.com.br/2017/02/mulheres-onde-estamos-como-caminhamos.html
http://novomovimentodemocratico.blogspot.com.br/2017/02/mulheres-onde-estamos-como-caminhamos.html
Bem, semana que vem tratamos da reforma da previdência, os efeitos do projeto em relação as mulheres. Hoje, é feriado ....
Frases de Simone de Beauvoir... para pensar :
1. “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.”
2. “Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre.”
3. “Entre as que se vendem pela prostituição e as que se vendem pelo casamento, a única diferença consiste no preço e na duração do contrato.”
4. “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles.”
5. “Esta é o que considero a verdadeira generosidade. Você dá tudo de si, e ainda sente como se não lhe tivesse custado nada.”
6. “O homem é definido como ser humano e a mulher é definida como fêmea. Quando ela comporta-se como um ser humano ela é acusada de imitar o macho.”
7. “É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.”
8. “À minha volta, reprovava-se a mentira, mas fugia-se cuidadosamente da verdade.”
9. “O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação.”
10. “Renunciar ao amor parecia-me tão insensato como desinteressarmo-nos da saúde porque acreditamos na eternidade.”
*Janine Rodrigues é Deputada Federal suplente pelo PMDB/PR
*Janine Rodrigues é Deputada Federal suplente pelo PMDB/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário