quarta-feira, 1 de março de 2017

É HORA DE FOMENTAR A CULTURA PARANAENSE

por Luiz Fernando Obladen Pujol*



Paulo Leminski, Helena Kolody, Dalton Trevisan, Emiliano Perneta, Emilio de Menezes e Domingos Pellegrini, são alguns dos renomados escritores do Estado do Paraná.

Infelizmente, mesmo paranaenses natos não estão familiarizados com as obras de tais autores, sendo que a situação se agrava ainda mais entre os jovens.

Na próxima semana entra em pauta na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Paraná, o Projeto de Lei nº 567/2016, de autoria do Deputado Estadual Requião Filho.

Tal Projeto visa instituir a Semana da Literatura Paranaense no âmbito dos colégios públicos e privados de nosso Estado.

É com grande orgulho que apregôo ter auxiliado diretamente na idealização e elaboração deste projeto, a motivação adveio da necessidade de valorizar a cultura e a história do Estado do Paraná.
Sabemos que muitos educadores, em especial professores de português e literatura, prezam pela abordagem em sala de aula das obras dos autores paranaenses, no entanto, em muitas localidades os alunos acabam tendo contato com tais autores somente com a proximidade do vestibular.

Outra dificuldade é o acúmulo de conteúdo que deve ser abordado pelos professores em sala de aula, o que muitas vezes dificulta o encaixe deste tema no calendário escolar.

A presença de obras paranaenses no rol de obras obrigatórias dos editais de vestibular das principais faculdades e universidades do Estado é realmente louvável, mas o estudo de tais obras não deve ser restrito aos últimos anos do ensino médio e sim permear toda a caminhada estudantil dos alunos.
Os estilos variam e o período histórico em que foram escritas difere de autor para autor, permitindo abordagens amplas e merecendo estudo contínuo.

O estudo da literatura paranaense atento ao estilo de cada autor, o período em que estes viveram e suas biografias, fornece aos alunos perspectivas diferentes acerca da realidade do próprio Estado e do país, contribuindo para sua formação e desenvolvimento pessoal.

O Paraná, mantendo uma forte identidade própria, agrega tradições de diferentes culturas em decorrência da colonização: alemães, italianos, japoneses, ucranianos, entre outros. Também possui a cultura nativa dos indígenas. Além destes fatores, há regiões paranaenses que sofrem influência
de outros Estados, devido à proximidade, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Isto sem falar nas regiões de fronteira com Argentina e Paraguai.

No entanto, o Paraná possui a sua própria produção cultural, o retrato do Estado está fortemente presente na sua produção literária e esta deve ser valorizada.

A proposição que objetiva instituir a Semana da Literatura Paranaense já conta com análise prévia favorável da CCJ e se encontra sob a relatoria do Deputado Estadual Péricles de Mello.
O Projeto visa conglobar o desenvolvimento intelectual dos estudantes e a valorização da reflexão sobre a cultura do próprio território.

*Luiz Fernando Obladen Pujol. Advogado militante na área administrativa e eleitoral. Especialista em Direito Público e Processual. Assessor Parlamentar da Liderança do PMDB no Estado do Paraná. Membro da Fundação Ulysses Guimarães do Paraná e do Novo Movimento Democrático

Nenhum comentário:

Postar um comentário